balanço

Santa Maria registra aumento de 60% em assassinatos no primeiro trimestre de 2020

18.297

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

O governo divulgou nesta quarta-feira os indicadores criminais do primeiro trimestre de 2020 no Rio Grande do Sul. Em todo o Estado, houve baixa de 33,3% nos roubos com morte na comparação dos primeiros trimestres do ano passado. Em Santa Maria, entre janeiro e março tanto deste quanto do ano passado, não houve registro de latrocínio. 

VÍDEO: 3 quilos de crack são apreendidos em Caçapava do Sul

Em todo o Rio Grande do Sul, houve queda no número de assassinatos: 12,5% menos que o mesmo período do ano passado. Só que em Santa Maria, o cenário foi outro. Neste ano, houve um aumento em 60% em assassinatos em relação ao ano passado. Entre janeiro e março de 2020, foram 16 vítimas de homicídios - nesse período em 2019, foram 10. 

Por outro lado, outros crimes tiveram redução na cidade. É o caso de abigeatos, que diminuíram de 18, no ano passado, para 16 neste ano. Furtos e roubos também registraram queda: 69 e 91 casos a menos, respectivamente, no primeiro trimestre de 2020. 

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Por conta do confinamento social, havia o alerta de que casos de violência contra a mulher pudessem aumentar. Só que no Estado, os registros de ameaças diminuíram em 22,2% e os de lesão corporal em 8%. 

Polícia Civil alerta para golpe do auxílio emergencial

Em Santa Maria, os três primeiros meses registraram um feminicídio e uma tentativa de feminicídio - menos do que o período de 2019, que registrou dois feminicídios e duas tentativas de feminicídios. 

Só que ocorrências de estupro aumentaram: passaram de 11, no ano passado, para 19 neste ano. Foram 10 casos em janeiro, 5 em fevereiro e 4 em março. 

A Polícia Civil ainda não consegue estabelecer a relação dos casos com o período de isolamento social, mas alerta para que as mulheres vítimas não se sintam com medo de buscar ajuda neste momento.  Familiares, amigos, vizinhos e mesmo desconhecidos podem, e devem, denunciar qualquer caso de abuso pelos disque 180, disque 100 ou pelo WhatsApp (51) 98444-0606.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem é detido com drogas e relógios em Santa Maria

Próximo

VÍDEO: 3 quilos de crack são apreendidos em Caçapava do Sul

Polícia/Segurança